quarta-feira, 29 de julho de 2009

PROJETO BILA BILÚ


Lá vou eu continuar a conversa sobre a Bila Bilú . Parei no momento em que a Bila chegou de uniforme, e as crianças continuaram a levá-la p/ casa . A cada dia continuávamos estudando os elefantes e as crianças se encantavam com este animal tão grande e tão simpático ! Mais alunos levaram , mais cartinhas todos os dias, muito gratificante ver as famílias participando do projeto e a Bila voltou toda limpinha e cheirosinha, a mamãe da Sara lavou a Bila, suas roupinhas, ela ficou linda ! Depois o Kauan levou e a Bila voltou de sapatinhos ! Feitos pela mamãe dele ! Foi o máximo, a cada dia as crianças ficavam esperando o amigo trazer a Bila p/ ver se ela vinha com alguma novidade ! E ela veio todos os dias, ou eram os passeios que ela fazia : no mercado, no churrasco na casa da vó, na cidade, andar de bicicleta, e por aí afora, a Bila ficou conhecida no bairro ! Até na igreja rezar ela foi !

domingo, 26 de julho de 2009

PROJETO BILA BILÚ


A primeira a levar foi uma aluna chamada Luana,e depois a Kevillyn . No dia seguinte elas troxeram conforme o combinado ( essa parte é muito legal, pois dos 25 alunos nenhum atrasou o dia nem esqueceu de trazer a Bila, se era dia de chuva ou outro compromisso , um irmão ou a mãe faziam questão de trazê-la ! ) .
Gostaria de ressaltar que minha escola fica na periferia de Bauru, onde moram pessoas que vivem basicamente do Bolsa Família, ou são domésticas, nossa escola não tem asfalto, mas fazemos questão de levar às crianças educação de qualidade, e todas as informações que pudermos .
Mas vamos voltar à Bila ! A Luana troxe a Bila e pasmem ! A mãe dela fez uma blusinha de uniforme para a Bila Bilú ! E a mãe da Kevillyn o short de uniforme igualzinho ao das crianças ! Isto tudo sem combinar, pura imaginação das mães e boa vontade ! As cartinhas foram lindas! Relatavam o dia das crianças com a Bila, passearam, andaram de bicicleta com ela, comeram frutas que não comiam e a Kevillyn parou de fazer xixi na cama para dormir com a Bila Bilú ! Fiquei surper feliz pois percebi o envolvimento da família com o projeto, o fato dos pais escreverem foi muito importante, muitos me disseram que há tempos não escreviam uma cartinha sequer, e a alegria das crianças com a Bila . Durante isto tudo fui passando todas as informações e trabalhando os conteúdos sobre os animais ! Fizemos até um passeio no zoológico, pena que aqui em Bauru não tem elefante !
Segue a foto da Bila de uniforme ! Mas não parou aí não ! Depois continuo ! Só para dar um suspense ! Brincadeirinha !
Beijocas

sábado, 25 de julho de 2009

PROJETO BILA BILÚ - INÍCIO


Muitas pessoas tem me perguntado de onde saiu esta paixão pelos brinquedos de feltro, então resolvi começar a contar pois a história é longa....
O ano passado eu tinha uma turma de Jardim I ( 3 e 4 anos ) e no retorno das férias de agosto depois de ter lido muitos artigos e revistas vi na revista do profº Sassá bonequinhos de feltro , resolvi fazer uma bonequinha de feltro de elefante , a BILA BILÚ, porque eles adoravam cantar e dançar a música da BILA BILÚ. Foi aí que tudo começou, tirei o molde, costurei a Bila ( foi assim que todos começaram a chamá-la ) e conversei com as crianças o que elas sabiam sobre os elefantes e o que gostariam de saber . Começou aí o meu projeto BILA BILÚ E O MUNDO DOS ELEFANTES .Mandei para os pais um bilhete avisando o início do projeto e que todo dia uma criança ia levar a Bila para casa para passar o dia com ela, e os pais iam me relatar em uma cartinha " como foi o dia com a Bila Bilú " . Começava aí a minha surpresa, pois eu não imaginava como seriam ricos o projeto e os relatos dos pais ! Pesquisei o mundo dos elefantes ( cor, costumes, modo de vida, alimentação, eles vivem em família, são mamíferos, etc) , fiz cartazes, lemos histórias, poesias, cantamos músicas, dançamos, enfim tudo o que se possa imaginar sobre o elefante fizemos, o projeto durou o semestre inteiro, foi muito legal !E a Bila Bilú começou a ir para a casa das crianças ..... Era um festa! O critério para levar era seguir o listão de nomes ( assim já trabalhava os nomes e trazer no dia seguinte ) .

sexta-feira, 24 de julho de 2009

LEMBRANCINHAS DA GATINHA MARIE


Acabo de fazer tb os dedoches, dia de chuva, gostoso p/ ficar em casa fazendo artesanato !
Espero que gostem !

LEMBRANCINHAS DA GATINHA MARIE


Olá Fiz estas lembrancinhas da gatinha para os amiguinhos da escola da minha filha, ficaram bem fofinhos, acho que as crianças vão gostar !

terça-feira, 21 de julho de 2009

BOLSA INFANTIL


Olá ! Estou de férias mas com os trabalhos de feltro a todo vapor ! Fiz esta bolsa para minha filha Luisa, ela adorou !

Beijos Renata

domingo, 19 de julho de 2009

PENSANDO NAS CRIANÇAS...

Tenho observado que os brinquedos " artesanais" estão fazendo a alegria da criançada, e isso me deixa muito feliz pois faço parte desse mundo que acredita no brinquedo que faz a criança imaginar, criar, fantasiar, rir, chorar, vivenciar papéis diferentes ( mamãe, papai, filho, animal,etc ), interpretar personagens ( lobo, porquinho, a chapeuzinho, o caçador, o anão...) , fazer vozes, muitas vezes resolvendo conflitos sem perceber . Brincando se aprende, interage, vive, sonha, chora, ri, assimila idéias e conceitos. Ufa ! Quanta coisa numa simples brincadeira ! Mas, é ! Por isso faço meus bonecos, fantoches, para ver e proporcionar este mundo de sonho, e quanta alegria me dá ver uma amiga professora ( isso é para vc Rosinha !) contando histórias para as crianças e elas com os olhinhos brilhantes e atentos ouvindo a história até decorando as "falas " dos personagens ! E a alegria de ver no aniversário em meio a tantos brinquedos lindos, sonoros, brilhantes, a criança agarradinha ao leãozinho de feltro feito com muito carinho, chegando a dormir com ele e até não mais fazendo xixi na cama para não molhar o bonequinho! É por tudo isso que eu insisto nos brinquedos simples, artesanais, mas feitos com muito amor e carinho ! Quem quiser, me siga, será muito bem-vindo e querido! Vamos fazer a diferença neste mundo tão industrializado !
Beijos
Renata Sardinha

sexta-feira, 17 de julho de 2009

PARA REFLETIR ...

Esta mensagem foi lida na reunião de avaliação de final de semestre na minha escola e compartilho com vocês pois achei muito linda :
"Escola é... o lugar onde se faz amigos, não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos...
Escola é , sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente, o coordenador é gente, o professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão.
Nada de" ilha cercada de gente por todos os lados".
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém, nada de ser como o tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se "amarrar nela !"
Ora, e lógico.... numa escola assim, vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz .
Profº Paulo Freire

Linda não é ? Vamos compartilhar nossa amizade, mesmo que a distância !
Beijos
Renata

JULIO E JULIA VERSÃO MORENOS


Finalmente terminei os fantoches ! Ficaram lindinhos (modéstia a parte !) e finalmente entrei de férias hoje, ufa !

quinta-feira, 16 de julho de 2009

DEDOCHES E CAPA DE CADERNO




Olá pessoal , como prometi aí estão os dedoches de gatinho que dei de lembrancinha para os pais e a capa do meu caderno de planejamento !


Beijos

quarta-feira, 15 de julho de 2009

domingo, 12 de julho de 2009

JULIO E JULIA


Olá pessoal ! Estou adorando fazer novos amigos ! Terminei este final de semana a encomenda do casal Julio e Julia, e logo terminarei o casal Julio e Julia versão morenos .

Beijos

Renata

sexta-feira, 10 de julho de 2009

BOLSA


BOLSA COM FLORES

Faço também costumização em bolsas, aplicando flores de feltro

ENCOMENDAS E AJUDA

É isso por hoje, se alguém se interessar estou a disposição
Beijos
Renata

LOBO MAU

E este é o temido lobo mau ! Faz um sucesso nas escolas com a criançada !

OS 3 PORQUINHOS


OS 3 PORQUINHOS


OS 3 PORQUINHOS


Fiz também os 3 porquinhos, o lobo com o rabão de pelúcia e tudo !

GALINHA ZAZÁ


CACO E ASTOLFINHO


ALÍPIO E MIMOSA


LILICA E LOLA


JULIO

Aí surgiu a encomenda da turma do cocoricó , este é o Julio, segue as galinhas, o alípio, a Mimosa, o astolfinho, o Caco , já fiz vários !

CACHINHOS DOURADOS

e estes são da história Cachinhos dourados e os 3 ursos .Todos os fantoches e bichinhos são costurados a mão e enfeitados com detalhes bem charmosos !

GALINHA RUIVA

Aí comecei a fazer fantoches das histórias , estes são da galinha ruiva e já tenho algumas encomendas , estou muito feliz!

SAPINHA

E a sapinha, já embalada para viajar de presente para uma menininha !

GIRAFA

Esta é a girafa
Esta é a girafa .

BILA BILÚ

Esta é a bila bilú, a elefantinha, de onde começou a minha paixão pelo feltro. Fiz a Bila para um projeto da escola com as minhas cças do jardim I e não parei mais de trabalhar com feltro !

MACAQUINHO

Este é o macaquinho, também fiz a macaquinha, ficaram bem lindinhos !

LEÃO E PANDA

Estes são o leão e o panda, segue o macaco e a bila bilú !

quinta-feira, 9 de julho de 2009

LEÃOZINHO

E este é o leãozinho, as crianças adoram !
Por hoje é só, espero que gostem !

JACARÉ

Este é o jacaré ! Faz parte da família dos bichos vou tentar postar todos e ainda têm também os fantoches !

TIGRE

Este é um dos bichos de feltro que faço. É um tigre muito simpático e fofinho ! Os bichos têm aproximadamente 50 cm de altura e fazem bastante sucesso aqui em Bauru !


PRIMEIRA POSTAGEM

Oi pessoal, essa é minha primeira postagem. Em breve estaremos trocando idéias sobre várias coisas, inclusive sobre meus trabalhos em feltro.
Brevemente também estarei postando algumas fotos.